segunda-feira, 1 de setembro de 2014

20º - Filosofia

01/09/14

- Fazer o resumo do comentário do texto “REFLEXÃO SOBRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO” e fazer seu comentário:
                O que impede o homem de assumir a sua maioridade é a preguiça e a covardia. Preguiça de ler, de aprender, de pesquisar, de ouvir e de se cansar em busca de uma maneira melhor de viver. Covardia em não enfrentar os problemas, os erros, as decepções, conduzindo à preferência de se manter como uma espécie de criança imatura.
A minoridade é uma prisão. A maioridade é a libertação. A liberdade vem a partir do momento em que se assume a racionalidade, ou melhor, o esclarecimento. A escola deve ser o palco do esclarecimento para, então, se tornar geradora de cidadania. Isso significa assumir posições refletidas, o que é diferente do uso privado da razão, que é responder racionalmente a situações corriqueiras, como se calar diante da autoridade. Os oficiais dizem: não questione, pague. Os religiosos dizem: não questione, creia. A televisão diz: não questione, assista, compre e seja. O político diz: não questione, vote. Entretanto, a pessoa emancipada questiona abertamente, sabe o que quer e precisa disso para ser livre. Ela quer saber o motivo, ela precisa entender para aceitar ou não o que lhe é falado, ordenado. Ela usa os estudos, o raciocínio, a imaginação e a crítica para seguir o seu caminho. Dessa maneira, a melhor escola é aquela que permite questionamentos mais profundos.

O texto relata que para ser a maioridade tem que ter libertação e ela vem a partir do momento em que se assume a racionalidade. A escola é uma geradora da cidadania. As superioridades mandam no povo quando os mesmos são burros e quando a pessoa é estudada, já não tem esses problemas, pois a mesma sabe os seus direitos e deveres.