01/09/14
- Fazer o resumo do
comentário do texto “REFLEXÃO
SOBRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO” e
fazer seu comentário:
O que impede o homem de assumir a sua maioridade é a preguiça e a
covardia. Preguiça de ler, de aprender, de pesquisar, de ouvir e de se cansar
em busca de uma maneira melhor de viver. Covardia em não enfrentar os
problemas, os erros, as decepções, conduzindo à preferência de se manter como uma
espécie de criança imatura.
A minoridade é uma prisão. A maioridade é a libertação. A liberdade vem
a partir do momento em que se assume a racionalidade, ou melhor, o
esclarecimento. A escola deve ser o palco do esclarecimento para, então, se tornar
geradora de cidadania. Isso significa assumir posições refletidas, o que é
diferente do uso privado da razão, que é responder racionalmente a situações
corriqueiras, como se calar diante da autoridade. Os oficiais dizem: não
questione, pague. Os religiosos dizem: não questione, creia. A televisão diz:
não questione, assista, compre e seja. O político diz: não questione, vote.
Entretanto, a pessoa emancipada questiona abertamente, sabe o que quer e
precisa disso para ser livre. Ela quer saber o motivo, ela precisa entender
para aceitar ou não o que lhe é falado, ordenado. Ela usa os estudos, o
raciocínio, a imaginação e a crítica para seguir o seu caminho. Dessa maneira,
a melhor escola é aquela que permite questionamentos mais profundos.
O texto relata que para ser a maioridade tem que ter libertação e ela
vem a partir do momento em que se assume a racionalidade. A escola é uma
geradora da cidadania. As superioridades mandam no povo quando os mesmos são burros
e quando a pessoa é estudada, já não tem esses problemas, pois a mesma sabe os
seus direitos e deveres.