28/05/14
Compreensão do texto: “Industria cultural no Brasil”
A
industrial cultural no Brasil começou com a introdução do rádio, televisão, a
primeira transmissão foi em 1922 voltada para programas não comerciais. Nessas programações
incluíam recitais de poemas, músicas eruditas, operas e palestras especificas. Eram
mantidas por associações de amigos do rádio, as emissoras eram poucas não haviam
muitos aparelhos naquela época no Brasil. Na década de 1930 foi autorizada a
publicidade do rádio, isso permitiu a ampliação da audiência e a sincronização da
rádio. Entre as décadas de 1930 e 1950 o rádio alcançou seu auge da audiência,
principalmente com os programas de auditório e radionovelas, além de programas jornalísticos,
humorísticos e transmissão esportiva, cada rádio e emissora possuía seus próprios
cantores, os mais conhecidos eram contratados como estrelas pois proporcionavam
uma maior audiência. O desenvolvimento econômico possibilitava a ampliação de
emissoras e receptores por todo o Brasil. Na época da ditadura o rádio foi
abalado pois a ditadura censurava algumas das coisas que davam audiência. Com a
chegada da TV praticamente a radio começou a decair, a televisão iniciava de
modo mais intensivo sua programação. Ou seja a televisão pegou uma boa parte da
audiência da rádio. Em 1980 depois de muito tempo o rádio tomou um novo impulso
com a introdução das emissoras FM que permitiam melhor recepção, com o fim da
ditadura (censura) e a disponibilidade de mais investimentos oriundos da
publicidade. Foram então desenvolvidos programas para públicos específicos e construída
grandes redes de rádio com abrangência de grande recepção nacional.