quarta-feira, 28 de maio de 2014

10º - Sociologia

28/05/14

Compreensão do texto: “Industria cultural no Brasil”
                A industrial cultural no Brasil começou com a introdução do rádio, televisão, a primeira transmissão foi em 1922 voltada para programas não comerciais. Nessas programações incluíam recitais de poemas, músicas eruditas, operas e palestras especificas. Eram mantidas por associações de amigos do rádio, as emissoras eram poucas não haviam muitos aparelhos naquela época no Brasil. Na década de 1930 foi autorizada a publicidade do rádio, isso permitiu a ampliação da audiência e a sincronização da rádio. Entre as décadas de 1930 e 1950 o rádio alcançou seu auge da audiência, principalmente com os programas de auditório e radionovelas, além de programas jornalísticos, humorísticos e transmissão esportiva, cada rádio e emissora possuía seus próprios cantores, os mais conhecidos eram contratados como estrelas pois proporcionavam uma maior audiência. O desenvolvimento econômico possibilitava a ampliação de emissoras e receptores por todo o Brasil. Na época da ditadura o rádio foi abalado pois a ditadura censurava algumas das coisas que davam audiência. Com a chegada da TV praticamente a radio começou a decair, a televisão iniciava de modo mais intensivo sua programação. Ou seja a televisão pegou uma boa parte da audiência da rádio. Em 1980 depois de muito tempo o rádio tomou um novo impulso com a introdução das emissoras FM que permitiam melhor recepção, com o fim da ditadura (censura) e a disponibilidade de mais investimentos oriundos da publicidade. Foram então desenvolvidos programas para públicos específicos e construída grandes redes de rádio com abrangência de grande recepção nacional.