02/04/14
Continuação
É o que
permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar
se o indivíduo pertence a um meio culto ou inculto, definindo um julgamento de
valor sobre essa situação. Nesse grupo inclui-se o uso do termo para
identificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica, artística ou cientifica.
O segundo significado, designado cultura-alma a coletiva, é sinônimo de "civilização". Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa acepção, pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc. Tal expressão presta-se assim aos mais diversos usos por aqueles que querem dar um sentido para a ação dos grupos aos quais pertencem, com a intenção de caracterizá-los ou identificá-los.
O segundo significado, designado cultura-alma a coletiva, é sinônimo de "civilização". Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessa acepção, pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc. Tal expressão presta-se assim aos mais diversos usos por aqueles que querem dar um sentido para a ação dos grupos aos quais pertencem, com a intenção de caracterizá-los ou identificá-los.
O
terceiro sentido, o de cultura-mercadoria, corresponde à "cultura de
massa". Ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado,
nem delimitação de um território específico, como o segundo. Nessa concepção,
cultura compreende bens ou equipamentos – como os centros culturais, os
cinemas, as bibliotecas –, as pessoas que trabalham nesses estabelecimentos, e
conteúdos teóricos e ideológicos de produtos – como filmes, discos e livros –
que estão disponíveis no mercado.