26/02/14
Cidadania Hoje
Ser cidadão é ter garantia de todos os direitos civis, políticos e sociais que asseguram a possibilidade de um vida plena. E esses direitos não foram conferidos, mas corrigidos, integrados e assumidos pelas leis, pelas autoridades e pela população em geral.
A cidadania também não é nada, mas construída em um processo de organização, participação e intervenção social de indivíduos ou de grupos sociais.
Só na constante vigilância dos atos cotidianos o cidadão pode apropriar-se desses direitos, fazendo-o valer de fato. Se não houver essa exigência, eles ficarão no papel.
A cidadania formal é aquela que está nas leis, principalmente na constituição de cada pais, e a que estabelece que todos são iguais perante a lei e garante ao indivíduo a possibilidade de lutar por seus direitos.
A cidadania substantiva ou real, aquela que vivemos no dia a dia, mostra que não há uma igualdade fundamental entre todos os seres humanos – entre homens e mulheres, crianças, jovens e idosos, negros, pardos ou brancos.
Vamos tomar como exemplo o direito à vida e o direito de ir e vir.